Hérnias da parede abdominal

Hérnia é a protusão de uma porção do organismo que se exterioriza através de um ponto fraco natural ou adquirido. As hérnias mais frequentes são no abdômen, podendo aparecer através do umbigo ou sobre uma cicatriz operatória.

A complicação das hérnias abdominal com sua torção, provocando obstrução intestinal, que se caracteriza, clinicamente, por cólicas abdominais e parada da eliminação de gases e fezes. A compressão dos vasos sanguíneos tende a produzir gangrena da alça intestinal torcida e ruptura posterior da mesma, provocando infecção grave que se estende para toda a cavidade peritoneal, ou seja, provoca o quadro grave de peritonite aguda.

Os tipos de hérnias:

  • Hérnias Inguinais – hérnias da virilha
  • Hérnias Femurais – hérnias do canal femural (abaixo da virilha)
  • Hérnias Umbilicais – hérnias da região da cicatriz umbilical
  • Hérnias Lombares – hérnias da região lombar
  • Hérnias epigástrias – hérnias acima da cicatriz umbilical
  • Hérnias incisionais – hérnias secundárias a uma incisão

Hérnias Inguinais:

As hérnias inguinais estão localizadas na região da virilha. Elas se apresentam com ou sem o aparecimento de tumefação na região inguinal. Muitos podem ter dor, outros apenas um incômodo na região. É mais comum em homens e podem surgir desde o nascimento.

Tanto uma quanto a outra, o simples fato de elas existirem já leva o ser humano a uma preocupação grande, que é o encarceramento ou estrangulamento. O diagnóstico deve ser feito pelo exame físico. Mas o mais importante é não demorar a se tratar, devido as complicações. E o tratamento é sempre cirúrgico. Nos dias atuais o tratamento pode ser convencional ou laparoscópico.

UA-82147024-1
WeCreativez WhatsApp Support
Fale conosco pelo WhatsApp.
👋 Olá, como podemos ajudar?