Refluxo

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição na qual o conteúdo do estômago (alimento ou líquido) retorna em direção contrária do estômago para o esôfago.

Essa ação pode irritar o esôfago, causando azia e outros sintomas. Quando você come, a comida passa da garganta para o estômago através do esôfago.

Uma vez que a comida está no estômago, um anel de fibras musculares impede que o alimento se mova para trás para o esôfago. Essas fibras musculares são chamadas esfíncter esofágico inferior ou EEI. Se esse músculo esfíncter não fechar bem, alimento, líquido e suco gástrico podem vazar de volta para o esôfago. Isso é chamado refluxo ou refluxo gastroesofágico. Esse refluxo pode causar sintomas ou pode até lesar o esôfago.

Os sintomas mais comuns da doença do refluxo são:

• Sensação de que o alimento pode ter ficado preso atrás do esterno
  • Aumentados ao se curvar, inclinar para a frente, ficar deitado ou comer
  • Mais prováveis ou piores à noite
  • Aliviados por antiácidos
  • Náusea após comer

A maioria das pessoas responde a medidas não cirúrgicas, com mudanças no estilo de vida e medicamentos. No entanto, vários pacientes precisam continuar tomando drogas para controlar seus sintomas. O principal conceito que deve ser compreendido pelo portador da DRGE é que essa é uma doença crônica, cujos sintomas tendem a voltar logo em seguida ou pouco após o final do tratamento. Mas com um tratamento adequado e, em alguns casos, a cirurgia, é possível conviver com a condição com muito mais qualidade de vida.