Dr. Fernando de Barros

drfernandobarros

Dr. Fernando de Barros é Cirurgião Geral com mestrado em cirurgia hepatobiliar e doutorado em Cirurgia Bariátrica pela Universidade Federal Fluminense com especialização em cirurgia videolaparoscópica e bariátrica pela Universidade Luis Pasteur, em Strasburgo, França.

Como Pesquisador Adjunto em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz tem como um de seus objetivos a realização de pesquisa no campo da cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia bariátrica e metabólica. Atualmente também desenvolve projetos de pesquisa na área da cirurgia bariátrica no Hospital Federal do Andaraí. É membro titular das mais importantes sociedades de cirurgia do país: Sociedade Brasileira de Videocirurgia (SOBRACIL), do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Faz parte da primeira turma de cirurgiões bariátricos aprovados no país em 2016 pela AMB após o reconhecimento da cirurgia bariátrica como área de atuação no Brasil. Além disso, é Membro Oficial da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO) e Fellow of American College of Surgeons (FACS). Atua como consultor da câmara técnica de cirurgia bariátrica e metabólica do Ministério da Saúde – RJ e do CREMERJ. Atualmente é o coordenador médico do centro cirúrgico do Hospital São Lucas em Copacabana e Diretor Geral da clínica Obesidade e Cirurgia Fernando de Barros.

Formação

DR. FERNANDO DE BARROS – CRM 52.79322-1

• Graduado em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (2005).
  • Residência Médica em Cirurgia Geral (2006 a 2008) e em Videolaparoscopia (2008 a 2009) no Hospital Orêncio de Freitas (HOF).
  • Mestrado em Cirurgia do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas pela Universidade Federal Fluminense (UFF 2010).
  • Doutorado em Cirurgia Bariatrica (2016) pela Universidade Federal Fluminense (UFF 2016)
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Videocirurgia (SOBRACIL).
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
  • Membro Oficial da International for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders
    Fellow do American College of Surgeons.
  • Título diplomado em cirurgia videolaparoscópica pela Université Louis Pasteur de Strasbourg, France.
  • Coordenador Médico do Centro Cirúrgico do Hospital São Lucas.

Artigos Científicos