Cirurgia da Vesícula Biliar

A vesícula ou bexiga biliar, localizada na face inferior do fígado, é uma espécie de bolsa lateral ao canal biliar. Sua principal função é coletar a bile produzida pelo fígado e concentrá-la. Quando a pessoa se alimenta, a vesícula biliar se contrai liberando a bile, a qual passa por um canal chamado colédoco, até chegar ao intestino e encontrar o alimento.

O principal problema da vesícula biliar está associado a presença de cálculos. São pedras de variado tamanho e número, geralmente formadas a partir do colesterol e/ou sais biliares contidos na bile.

Os cálculos podem bloquear a saída da vesícula biliar, impedindo o fluxo natural da bile, ocasionando um aumento da pressão dentro da vesícula, levando a um inchaço (edema) e consequentemente a infecção – colecistite aguda litiásica.

Uma das complicações é a icterícia, ou amarelão, que pode levar a problemas de insuficiência hepática e até renal. Outro problema sério é a chamada pancreatite biliar – passagem de cálculos, ou micro cálculos ou lama biliar na saída do pâncreas.

A remoção da vesícula é o tratamento mais rápido e seguro para a colelitíase. (termo médico para denominar presença de pedra na vesícula biliar). É uma das cirurgias mais comuns nos dias atuais, e maioria já é realizada por via laparoscópica.

UA-82147024-1
WeCreativez WhatsApp Support
Fale conosco pelo WhatsApp.
👋 Olá, como podemos ajudar?